Quantidade de Páginas visitadas

A Escola Estadual Indígena Carlos Alberto Cabreira Machado, está localizada na Comunidade de Rio da Lebre, a 18 km da Sede de Nova Laranjeiras. Essa comunidade teve origem a um grupo de índios guaranis, vindos da vila Xagú, neste mesmo município no ano de 1960. A população foi aumentando, e outras famílias vinham de outras aldeias, parentes amigos fixavam-se ali. Naquela época, existia muita caça que mantinham para sua sobrevivência. O animal mais procurado por eles, e o que mais havia, era a lebre. Existia e existe um rio que se banhavam e tocava um manjolim onde faziam canjica, socavam erva, etc. Começaram chamar de Rio da Lebre, e assim é chamado até hoje, onde originou o nome da aldeia.
A primeira escola era uma extensão da Escola Marechal Cândido Rondon (Missão), em 1976 funcionava em uma sala particular fora da área mantida pela missão de Cristianismo Decidido.
Em 1994, a Prefeitura Municipal construiu um novo prédio dentro da área indígena, o novo estabelecimento deveria ser mantido e administrado pela Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras com a denominação de Escola Rural Municipal Carlos Alberto Cabreira Machado.
Em 2008 pela resolução de nº5445/08 cessa o funcionamento da Escola Rural Municipal Carlos Alberto Cabreira Machado e é criada e autorizado o funcionamento da Escola Estadual Indígena Carlos Alberto Cabreira Machado – Ensino Fundamental, assim sendo, a referida escola que era municipal passa a ser estadual, tendo como mantenedor o estado do Paraná, através de sua secretaria de educação.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito